terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A Megera Domada - Tradução e Adaptação de Walcyr Carrasco

Olá, pessoinhas! Hoje quero mostrar uma coisa diferente para vocês: essa versão adaptada fofíssima de A Megera Domada, de Shakespeare.


Ainda não li a versão original, que é escrita em versos e tem um diálogo um pouco mais formal, mas tenho que admitir que estou com lombrigas para lê-la.

Walcyr transformou os versos do maior dramaturgo de todos os tempos em um texto teatral, facilitando o envolvimento e a compreensão. Enfim, não darei mais delongas explicando detalhes desta edição pois o próprio adaptador já o fez em "Às voltas com a megera", um pequeno texto no início do livro.

Infelizmente essa edição não tem as páginas amarelinhas :(

Basicamente, a história gira em torno dos casamentos de Catarina e Bianca, filhas de Batista Minola, um rico morador de Pádua.

Toda a confusão que se desenrola no decorrer do livro é causada pelo excesso de pretendentes para a doce e meiga filha mais nova. O problema é que Batista se recusa a dar a mão de sua princesinha em casamento enquanto não casar sua filha mais velha, Catarina, a terrível megera geniosa. Os pretendentes de Bianca começam, então, uma busca por alguém que aceite o desafio de conviver com a terrível briguenta.

Finalmente, entra em cena Petrúquio, amigo de um dos cortejadores de Bianca, totalmente disposto a se casar com a rica moça. Enquanto ele tenta conquistá-la, os apaixonados pela filha mais nova se disfarçam de músicos e professores só para se aproximarem ainda mais da jovem.

Quando Catarina se casa, ainda restam duas metas a cumprir: Petrúquio tenta domar a terrível megera e pretendentes disfarçados, histórias embaralhadas e confusões tentam conquistar o coração de Bianca.


Além da história ser super gostosa, gostei ainda mais do livro por causa das ilustrações. A Anna Anjos tem um estilo fantástico e muito original.

Para quem está querendo ler algo do gênero teatral (e para todos, hehe), fica aqui minha recomendação!
Espero que gostem!
Baci,
Bia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário