quinta-feira, 12 de março de 2015

O Reverso da Medalha


Sidney Sheldon pode, sem dúvida, ser considerado um dos maiores escritores/roteiristas de todos os tempos e, “O Reverso da Medalha” é mais uma grande obra que virou minissérie americana na década de 80.


O livro é contado em gerações, toda a história da família Blackwell. E ela inicia-se com Jamie McGregor, um jovem honesto e ambicioso, que sai da Escócia pra a África em busca de riquezas e melhores condições de vida para sua família, a “caça aos diamantes”.  Depois de várias privações e dificuldades Jamie conquista sua primeira riqueza, mas é enganado e roubado, jurando vingança. Neste meio tempo ele conhece Banda, um negro com um ódio eminente de Salomon Van Der Merwe, o mesmo homem que roubara Jamie, criando uma amizade e planos de vingança. Porém, para que seus esquemas fossem concluídos, Jemie deveria engravidar a filha de Salomon, mesmo não possuindo sentimentos por ela, negando casamento.

Passado algum tempo, Margareth, que ainda gostava do pai de seu filho, resolve deixar a criança com ele, a fim de aproximar os dois, o que realmente funciona. Jemie quer ser filho por perto e, para isso, aceita se casar com Margareth. E deste casamento sem sentimentos, nasce Kate Mcgregor.


Kate foi criada como uma mulher forte, do tipo que tome decisões e não aceita que se sobrepõem a ela, feita para comandar a empresa e toda a fortuna deixada por seu pai. Desde criança, Kate foi apaixonada pelo braço direito de Jemie (agora morto, assim como seu irmão), David, mesmo com a descarada diferença de idade. Os dois passavam horas juntos por conta do trabalho e convívio familiar, o que resultou em um casamento e o nascimento de um filho, Tony, o qual não conheceu o pai, que morreu antes de seu nascimento.

Kate, que já tinha um espírito empreendedor, se focou mais ainda na empresa depois da morte de seu marido, prejudicando, até mesmo, seu próprio filho. Depois de ganhar netas, projetou um novo objetivo: Criar Alexandra e Eve para assumirem a riqueza da família no seu lugar. Mal sabendo ela que uma inveja mortal se projetava dentro de sua própria casa.


Um aspecto interessante do livro é como as histórias das diferentes gerações se entrelaçam, tirando aquela impressão de histórias separadas e cortadas que alguns livros sobre famílias possuem.

Depois de “O Reverso da Medalha” foi criada uma continuação chamada “A Senhora do Jogo”, que não foi escrito pessoalmente por Sidney Sheldon. A diferença de escrita é evidente, mas isso fica para outra resenha hahaha


Grandes beijos, boa leitura!
Tissa

Nenhum comentário:

Postar um comentário